janeiro 18, 2009

Best Blogs Brasil

A edição deste ano do Best Blogs Brasil inovou ao apresentar a categoria educação para a seleção dos melhores blogs brasileiros.

Foi com imensa satisfação que recebemos o resultado final, com a premiação de nossa amiga Míriam Salles,participante do Grupo Blogs Internet e Web na Educação.
Nada mais justo. Míriam é uma daquelas pessoas que sabe realmente usar a lista de discussão: para dividir seus conhecimentos sobre Educação e Tecnologias, para ajudar os colegas iniciantes e não para encher nossa caixa postal com bobagens ou discussões, que não interessam a quem se inscreveu para discutir Tics e Educação.

Além disto, fora da lista é uma grande amiga . Não aquelas "miguxas" de internet, mas amiga com a qual se pode contar em qualquer situação.E é por uma pessoa como a Míriam e por algumas outras que já citei no post aí abaixo, que ainda vale a pena continuar a fazer trabalho voluntário na rede.

Por isto, Míriam, parabéns... parabéns, por representar os blogueiros que, realmente,usam seus blogs para melhorar a educação neste país.

E por você ser a pioneira ao receber um trofeú no Campus Party, estamos instituindo o selo/prêmio Competência em Educação e Tecnologias, que será distribuído aos educadores que se destacarem na lista, auxiliando aos colegas e na indicação de recursos para usos em sala de aula.

E claro, você vai ser a primeira a recebê-lo. Receba-o com os nossos parabéns e nosso agradecimento, pela sua participação efetiva no grupo.

P.S. a próxima edição do Prêmio Competência em Educação e Tecnologias será feita no dia 22 de fevereiro, data em que o grupo Blogs, Internet e Web na Educação completa 5 anos na rede e premiará os educadores que mais contribuíram com o grupo, durante todos estes anos.

12 comentários:

  1. Olá, ainda estou aprendendo a fazer parte do grupo. Comecei a visitar os blogs. Tenho achado muita coisa interessante... Estou realmente encantada.
    Beijos
    Géssica - http://projetoseideias.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Miriam, mais uma vez. É bom compartilhar com você.Abraço!

    Marli

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:44 AM

    Querida Fátima,

    Ainda estou em Ribeirão Preto penando com o calor infernal.
    Também estou vibrando com a vitória da Míriam, temos que comemorar esse prêmio sem nenhum constrangimento .
    Adorei o Prêmio Competência em Educação e Tecnologias, incentivará os educadores que batalham e generosamente compartilham seus conhecimentos.
    bbbbbbbbbbbjjjjjjjjjjjjssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa Fátima!

    Primeiro de tudo, feliz 2009!

    Eu acho que a Mirian e o Robson são merecedores destes e de outros prêmios. Mas (sempre tem um mas), você realmente acredita que numa rede descentralizada em que todos os elos são igualmente importantes faz sentido uma hierarquia de melhores?

    Você realmente acredita que prêmios, selos e outros recursos motivacionais como estes agregam valor para uma comunidade de aprendizagem?

    São perguntas que me ocorreram ao ler o seu texto.

    A propósito, o que são mensagens com bobagens numa lista de discussão? Ou, quais as discussões que não interessam *a lista blogs_educativos*?

    Explicitar isto talvez contribua mais para depurar a lista do que palavras atravessadas. IMHO!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Tão lindo quanto significativo. Parabéns a ambas, a Fátima por ter pensado o prêmio a Míriam pelo mérito de o ter recebido.
    Um grande abraço
    Bernardete

    ResponderExcluir
  6. Géssica:seja bem vinda por aqui e na lista também.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Marli e Leonor:
    A Míriam merece tudo de bom , não é mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Bernadete:
    obrigada pelo comentário e pelo carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sérgio:
    como sempre você tem um mas... né?
    Eu não acredito numa hierarquia de melhores nem de piores. Na rede cada um tem seu canto, há espaço para tudo e se são melhores ou piores, não me interessam.
    Minha intenção ao criar o prêmio foi, simplesmente, valorizar o trabalho de uma pessoa que será a pioneira no Campus Party, na área de educação. O fato de estender o prêmio ao pessoal da lista é para poder agradecer àqueles que realmente se preocupam em ajudar aos colegas. Ao receber o prêmio por participações eficientes na lista, aquelas que agregam valor a uma comunidade aprendizagem, o professor será valorizado e não apenas mais um na listagem.

    Quanto à questão que que você coloca sobre as bobagens:é só ler o arquivo com as informações sobre a participação na lista, que talvez fique bem claro para você o que são bobagens. Se ainda não ficou claro, posso te citar um exemplo: usar uma lista sobre Tics na Educação para discutir funk é aceitável?
    Para mim é analfabetismo digital.

    E, por último, eu não costumo usar palavras atravessadas.Como linguísta, eu tenho a obrigação de usar textos a partir dos quais os leitores possam recorrer a seus conhecimentos prévios e utilizar seus processos cognitivos, para compreender a informação.Sei que você mesmo já disse que esta não é sua área.Então, quando tiver um tempo,e se estiver interessado em processamento cognitivo, leia minha dissertação de mestrado.Tá lá na minha página.

    Ah! e feliz Ano Novo pra vc também.
    E a demora na resposta se deve apenas ao fato de que eu não estou mais de férias,ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1:11 PM

    Oi, Fatima. Parabens pelos premios. Acho a ideia de criação e distribuiçaõ de selos de qualidade para blogs uma coisa muito boa, que devemos estimular, pois tende a melhorar a WEB a partir da valorização daquilo que são as producoes e contribuicoes dos blogueiros.
    Abracos, Franz

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6:25 PM

    Opa Fátima!

    Legal que foi só uma demora por trabalho :-) Afinal blogues são conversações!


    Sobre agradecer as boas participações com selos eu tenho medo que isto descambe pra outra gincana!

    Não sei como uma gincana pode melhorar a nossa experiẽncia numa comunidade de aprendizagem. Mas é só meu ponto de vista.

    Mas este nem é o ponto! Eu reforço o meu receio por disputas de títulos de melhores (em qualquer coisa)... as vitórias as vezes se transformam em vitórias de Pirro.

    E é muita maldade sua me pedir pra ler uma tese de linguística :-)

    A vida é curta, viva deṕressa e conte logo os segredos pra quem não entendeu as entrelinhas :-)

    abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita.E deixe suas dic@s de uso das Tics para os leitores.Volte sempre!