Páginas

Para Refletirmos

O pensamento comunista me trás sentimentos de profundo amor. É como as gotas de chuva para as plantas depois de um longo período de estiagem: vem para purificar e dar lugar a nova estação.

Miriam Pacheco S. Seixas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A GRIPE SUÍNA NO AMBIENTE ESCOLAR



Confira o cartoon acima no endereço: http://www.tracodeguerrilha.blogspot.com/


Como sabemos a questão da gripe suína espalhou-se mundo afora e é preciso que tomemos alguns cuidados para evitarmos o contagio principalmente em locais públicos. Apesar de ser considera uma gripe sua forma de contagio é comprovada pelos médicos como sendo uma das formas de gripe até agora que requer mais cuidados que as demais.


Mas hoje minha intenção não é falar sobre como evitar o contagio, nem explicar como identificar sintomas, etc. minha intenção é mesmo expor a hipocrisia com que alguns governantes fazem para a questão da saúde pública.


Temos sidos informados de como devemos nos proceder em ambientes com aglomeração de pessoas. Mas o que mais me deixa perplexa é o estardalhaço que nossa imprensa faz e a brincadeira de faz-de-conta com que alguns de nossos governantes fazem.


Trabalho numa escola de periferia da minha cidade, o calendário

escolar deveria ter sido retomado no dia 06 de agosto, mas foi adiado para o dia 10 de agosto com intuito de que os professores recebem informações sobre a gripe, suas formas de contagio e orientações diversas. O que na escola onde leciono não ocorreu. Chegamos para lecionar no dia 10 de agosto com todos os alunos já presentes em sala de aula. Até então tudo bem, se pensarmos que o professor precisa por si só buscar as informações que necessita para repassar aos seus alunos, o que geralmente já acontece mesmo.

Minha revolta se concentra pura e simplesmente no cinismo e na economia porca com que alguns governantes se utilizam para agradar a população e fazer como quem se importa com as massas. Sem me alongar demais olha a cena sarcástica com que me deparei, recebemos o kit sobrevivência contra a gripe. Do que consistia o kit: um litro de álcool comum e algumas toalhas de papel. Bom para não deixar minha indignação sem manifestação, logo perguntei à pessoa que nos dava as orientações, e não é a intenção desmerecer à classe e sua função fundamental, mas estávamos sendo orientadas por uma serviçal da escola e logo perguntei a ela: estamos ganhando o álcool, mas o certo seria o álcool em gel e tem mais nos banheiros os alunos terão acesso a sabonetes ou detergentes para lavar as mãos? Eu já conhecia a resposta, nem sabão, nem toalhas de papel. Então perguntei para que então o álcool não fará nenhuma diferença usar o álcool se os alunos não tem sabão para lavar as mãos. Isso me causa indignação e uma sensação de faz mais mal a hipocrisia humana que qualquer doença gravemente contagiosa.

3 comentários:

  1. Oi Miriam,
    Sou Maurilio Nogueira, pedagogo, mestre em psi educ pela unicamp na decada de 80, prof. da UFJF, ex aluno do prof Paulo Freire, com muita honra. Comunista-cristão convicto. Parabens pelo seu blog.
    Abr( e.mail nmaurilio@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Mestre Maurilio é com muita honra que recebo seu comentário. E mais honra ainda saber que vc é comunista-cristão convicto, isso nos faz verdadeiramente irmãos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. sabe-se que todos os governates so puxam para seu lado e faz com que a população como um todo, fique indiguinada com essas atitudes de não complimento e dever com a sociedade que os colocou em cargos para solucionar os problemas decorrentes de varias situações ao logo de um ano de catrastrofres.

    ResponderExcluir