Para Refletirmos

O pensamento comunista me trás sentimentos de profundo amor. É como as gotas de chuva para as plantas depois de um longo período de estiagem: vem para purificar e dar lugar a nova estação.

Miriam Pacheco S. Seixas

terça-feira, 26 de abril de 2011

ADEM - Encefalomielite Disseminada Aguda


Professores sempre se deparam com situações de alunos, que, na maioria das vezes, são incomuns e que requer dedicação ao estudo e à procura de ajuda de outro profissional (geralmente da área da saúde), para saber como lidar com determinada situação.
Essa é a rotina de professor.
A partir desse ponto quero compartilhar sobre um assunto que vinha me tirando o sono.
Tenho um aluno hiperativo, mas observando melhor percebi que o problema dele não era apenas hiperatividade. Em várias conversas com a pedagoga e a diretora da escola,  percebemos que a questão deste aluno estava além da nossa compreensão. Pois, até então, não havia registros específicos sobre o aluno na escola, e uma vez que eu, a pedagoga e a diretora somos recém chegadas à escola, procuramos entender melhor o caso do aluno, para isso, chamamos a mãe para uma conversa. A princípio a conversa seria para tratar da questão de disciplina da criança na escola, mas a intenção maior era coletar dados sobre a situação do aluno. Neste diálogo, a mãe nos disse que o aluno além do acompanhamento regular com psicoterapeuta, fazia também o acompanhamento com neurologista, pois apresenta um quadro que, até então, era desconhecido por nós.
A mãe nos deixou a par da situação do aluno, nos contando que ele tem uma bactéria chamada ADEM, mas a mesma não soube especificar com clareza do que se tratava. De nossa parte, também era preciso saber sobre essa bactéria. A partir desse momento, percebemos o quão necessário é nos mantermos a par das questões mais especificas de cada aluno, e nos comprometemos em fazer uma pesquisa sobre o assunto.
Como ponto de partida, é preciso uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.
O que seria então essa ADEM?  
Trata-se de uma síndrome neurológica, a Mielite Transversa, que é o processo inflamatório na medula espinal. A Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM), que faz parte de um conjunto de doenças neuroimunológicas do sistema nervoso central. 
Voltando ao caso deste aluno, o assunto era algo que estava me tirando o sono, mas a partir do momento em que começa o esclarecimento do caso, ‘a cortina de nuvem’ vai se desfazendo e começa a ficar mais claro o quadro em questão, assim, é mais fácil desenvolver atitudes diferenciadas para este aluno.

Quer saber mais sobre ADEM, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário