Páginas

Para Refletirmos

O pensamento comunista me trás sentimentos de profundo amor. É como as gotas de chuva para as plantas depois de um longo período de estiagem: vem para purificar e dar lugar a nova estação.

Miriam Pacheco S. Seixas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O POVO QUER TER VOZ ATIVA

O povo anda cansado de tantas promessas e de tanto descaso, é fugindo do descaso que cada vez mais a mídia alternativa tem encontrado força para fazer valer a voz do povo de alguma maneira, já que a mídia convencional, além de alienar (sua principal função, entretenimento para o esquecimento), defende apenas interesses da elite. E é através dessa mídia alternativa que o povo tem achado meios de fazer valer seus direitos.

Há aproximadamente doze anos trabalho na administração pública municipal de Ribeirão das Neves, uma cidade de grandes proporções tanto demográfica como populacional e ainda com grandes proporções de descaso das administrações que passaram por Neves. Cidade grande, mas que gira em torno apenas de sua fama por abrigar penitenciárias. Cidade que não gera fonte de renda para sua população por falta de interesse dos políticos que usaram apenas a administração pública como cabide de emprego para os seus entes e amigos.


(Prefeito: Wallace Ventura e Vice-Prefeitra: Bárbara Leite)

Nestes doze anos de prefeitura trabalhei, oito anos no Setor de Zoonoses, um ano e meio como Fiscal Sanitário, tudo como contratada sem indicação política e sobrevivendo às perseguições de políticos que queriam meu cargo vago para indicar quem mais lhe fosse partidário a seus interesses particulares. Consegui sobreviver, não por apadrinhamento político, e coitada de mim se fosse por isso, nunca fui de bajular chefia ou quem quer que seja, para me manter no setor público (já muita gente fazer isso para se manter por quatro anos na prefeitura e com ar de superioridade), mas me mantive de pé por algo que vem de berço: a retidão, a trabalhar com competência e ainda, conviver e ver de perto a pobreza e as injustiças sociais de uma cidade tão grande em todas as proporções e desastres sociais. Hoje concursada como professora na rede municipal, ainda vejo o descaso da administração com os interesses da população. E ainda, vejo a hipocrisia com que a mesma administração usa para com os funcionários concursados, a mania de humilhar, perseguir e tratar com pouco caso, uma vez que o concurso só foi realmente possível porque a promotoria pública garantiu isso, cortando o barato do cabide de emprego. E ainda usa em seu logotipo a frase: "Cidade que Trabalha". Resta saber que tipo de trabalho.

O governo estadual também tem sua parcela de culpa por enxergar em Ribeirão das Neves um complexo penitenciário e esquece de contribuir com a implementação de obras que tragam para essa cidade o que o povo mais precisa: emprego.



Outro aspecto tão esquecido pelos governantes tanto no nível municipal, quanto estadual é que a cidade tem um povo sofrido que luta para sobreviver, muitos partem para a capital em busca de um trabalho outros ficam aqui sem perspectiva de vida, com uma educação ruim (não por seus profissionais, mas por falta de uma política educacional eficaz), com saúde de péssima qualidade (por falta de equipamentos e de médicos que não aceitam, além do salário ruim, um local de trabalho de péssimas condições), e dentre tantos outros problemas aqui enfrentados. E que nesta cidade moram pessoas que sonham, que tentam manter-se com dignidade, que querem achar seu lugar ao sol. Esquecem ainda que nesta mesma cidade nasceu seu filho mais ilustre: Henfil.

Alguns dias atrás chegou ao meu conhecimento de um funcionário, amigo de trabalho e que passou por outra administração e voltou nesta através do concurso, que tem sofrido perseguição política, e é por indicação deste amigo que encontrei este site de Ribeirão das Neves onde o povo achou um canal para manifestar sua voz e fazer valer seus direitos de cidadão nevense.

Agradeço ao Sr. Alcemir conhecido como 'Sangue Bom' um funcionário exemplar que tenho a honra de chama-lo de amigo, por ter me enviado o endereço do site abaixo. Deus te abençoe amigo na sua jornada e que você continue este companheiro gente fina 'Sangue B'.

Clique aqui para ver o site: http://www.nevesnews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário