Páginas

Para Refletirmos

O pensamento comunista me trás sentimentos de profundo amor. É como as gotas de chuva para as plantas depois de um longo período de estiagem: vem para purificar e dar lugar a nova estação.

Miriam Pacheco S. Seixas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Férias! Hora de Refletir.







Por - Míriam Pacheco

         Férias!  Hora de parar e descansar, passear, fazer inúmeras atividades. Também é um excelente momento para ler um livro e ver aquele filme ou documentário que a tanto foi conjeturado durante o ano, mas que pelo excesso de tarefas diárias, adiamos para outro momento. Pois bem, este momento chegou. Isso faz parte da rotina de férias de milhares de professores.
         É neste período de descanso que podemos refletir sobre nossas práticas pedagógicas. Além disso, é momento de compartilharmos estes momentos de reflexão e descontração. 
         Um filme que indico como reflexão sobre prática pedagógica é o filme “A Onda”. (veja o Trailer do filme) .
O filme é baseado numa experiência pedagógica ocorrida na Califórnia em 1967. Adaptado à Alemanha contemporânea, e faz uma releitura sobre o nazismo. E ainda nos leva a cogitar os movimentos psicossociais da atualidade e dos males de que padece nossa sociedade.
Outra visão interessante desse filme e que podemos levar como ensaio para nossa prática pedagógica. Sabemos quão importante é planejar nossos passos educacionais. Por isso, a importância de pensarmos nos nossos objetivos, nas várias “possibilidades” de ação, e ainda avaliar os resultados diariamente. A avaliação é a melhor maneira de sabermos se nossa prática tem coerência. A avaliação diariamente é colocar na balança todas as possibilidades de ensino-aprendizado. Não avaliar, é deixar de explorar as possibilidades, é não alcançar aquilo que se objetivava.  
Em certos momentos, o filme me dá a entender que o professor não havia planejado sua aula. Na sala de aula não há espaço para o improviso. Podemos usar o momento de improviso para ajudar naquilo que se foi planejado (opiniões, experiências práticas, etc), mas nunca deixar que o improviso seja o carro chefe da sala de aula. Se, planejamos como gastar nosso dinheiro..., como..., quando..., com quem..., onde ...,  e o que vamos fazer nas férias..., muito mais dever ser o planejamento da nossa prática pedagógica. É desse planejamento que iremos colher os frutos da nossa prática.

Boas Férias!


3 comentários:

  1. SEJA BEM VINDA AO MEU BLOG, AO MEU PROJETO.FELIZ ANO NOVO!!!!GRAÇA

    ResponderExcluir
  2. Olá Miriam, vim lhe fazer uma visitinha e agradecer por seguir meu blog. Gostei muito de seu blog. Muito critico e criativo. Deus nos abençõe sempre. Beijos da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. oi amigona miriam, esta sumida garota!nao poderia te esquecer ate porque vc ja foi protagonista em uma das tiras do Ze Alguem, mas estamos na mesma peleja ne, a luta por um mundo melhor. saudades e um grande abraço pra vc! passa la no blog depois!
    www.tracodeguerrilha.blogspot.com

    ResponderExcluir